Projeto de malha de aterramentoProjeto de malha de aterramentoProjeto de malha de aterramentoProjeto de malha de aterramentoProjeto de malha de aterramento

 Malha de Aterramento

Para que um sistema de energia elétrica opere satisfatoriamente e seja suficientemente seguro contra riscos de acidentes fatais. É preciso que esse sistema disponha de uma malha de aterramento projetada para a realidade de operação desse sistema.

Senso assim, o que vem a ser uma malha de aterramento?

É um conjunto de condutores interligados entre si enterrados no solo a uma certa profundidade que tem a função de dispersar as correntes de falta provenientes dos curto circuitos.

A malha de aterramento tem uma série de funções dentro de um sistema elétrico, desta forma, um sistema de aterramento visa:

  • Assegurar a atuação da proteção.
  • Proteger as instalações contra descargas atmosféricas.
  • Proteger as pessoas contras choques elétricos por contatos acidentais com partes metálicas energizadas.
  • Equipotencializar as partes metálicas das instalações, deixando-as no mesmo potencial da malha.

Em razão disso,  no projeto de um sistema de aterramento é de fundamental impotência se conhecer as característica solo. Sendo assim, o  primeiro passo para o dimensionar  uma malha de aterramento é determinar a resistividade elétrica do solo no qual a mesma será instalada.

Existem muitos métodos para a determinação da resistividade do solo. Mas quando o solo a ser estudado é composto de apenas duas camadas o método dos quatro eletrodos de  Wenner tem uma boa resposta.

Em que consiste o método de Wenner?

Consiste em colocar quatro eletrodos de teste em linha, separados por uma distância a, e enterrados no solo

a uma profundidade de 30 cm.  Os dois eletrodos extremos estão ligados aos terminais de corrente C1 e C2 e os dois

Método de Wenner

Figura 1 – Medições de resistividade do solo 

eletrodos centrais estão ligados aos eletrodos de potencial P1 e P2 do instrumento Termômetro, instrumento utilizado para a realização das medições de resistividade do solo.

Portanto, com o valor da resistividade do solo e com os dados de curto circuito da instalação, será possível determinar a seção dos condutores de aterramento, a quantidade de

condutores de aterramento, arranjo da malha,  profundidade da malha , ou seja, será possível projetar uma malha que  atenda de forma satisfatória as necessidades operacionais das instalações e a segurança das pessoas.

Por que contratar a Senno Engenharia para   projetar a sua malha de aterramento?

Porque somos  uma empresa especializada neste tipo projeto. Em razão de termos  um quadro técnico qualificado, treinado e habilitado que trabalham em harmonia com as melhores técnicas para o atendimento das necessidades dos clientes e das normas vigentes.

Além disso, temos a nossa disposição todos equipamentos e instrumentos necessários para a realização dos principais ensaios elétricos exigidos pelas normas. Sendo assim, todos esses atributos ao nosso favor faz com que a SENNO ENGENHARIA se destaque cada vez mais entre as empresas de engenharia que atuam nesse nicho de mercado.

Contate-nos para um orçamento.

Enviar Mensagem
Estamos on-line
Olá,
Podemos te ajudar?