Banco de CapacitoresBanco de CapacitoresBanco de CapacitoresBanco de Capacitores

Correção de fator de potência através de Banco de Capacitores

As cargas das instalações elétricas podem ser compostas de três tipos: resistivas, indutivas ou capacitivas. No caso das instalações elétricas industriais, na sua grande maioria são compostas predominante por motores de indução. Os motores são considerados cargas indutivas que durante o seu funcionamento consomem dois tipos de energias da rede da concessionária, são elas: energia ativa e reativa. Essa energia reativa consumida precisa ser compensada com instalação de Banco de Capacitores.

Cargas com características indutivas apresentam um baixo fator de potência, ou seja, gera sobrecarga na rede da concessionária devido ao fluxo de corrente indutiva consumida pelos motores. Com isso comprometendo o transporte de energia ativa que de fato interessa para a distribuidora.

Devido as perdas no transporte causadas por este tipo de energia, as concessionárias aplicam multas as unidades consumidoras por energia reativa excedente, ou seja, fator de potência menor que 0,92.

Sendo assim, quando a instalação elétrica apresenta um baixo fator de potência é necessária a instalação de bancos de capacitores para a sua correção.

O que é um Banco de Capacitores?

Banco de capacitores  é um equipamento formado por um conjunto de células capacitivas utilizados em instalações elétricas de alta, média e baixa tensão.  Elas tem a função de corrigir o fator de potência das instalações para valores aceitáveis pelas distribuidoras de energia. Desta forma, evita-se penalidades com o pagamento de multas.

Como já mencionado os motores consomem dois tipos de energia, energia ativa e energia reativa. Sendo assim, a energia ativa é a responsável pela realização de trabalho, enquanto que a energia reativa é utilizada na formação dos campos magnéticos de cargas indutivas, exemplo: Motores, transformadores, entre outros. Logo, quanto  maior for a quantidade de equipamentos que tenham bobinas em sua construção, maior será o consumo de energia reativa. E tendo como consequência um baixo fator de potência.

Quais as Vantagens da instalação do Banco de Capacitores?

  • Redução de perdas elétricas nas instalações;
  • Aumento da tensão no ponto de consumo;
  • Evita o pagamento de multa a distribuidora de energia;
  • Redução do valor da fatura de energia;
  • Uso mais eficiente da energia;

Quais são os tipos de Banco de Capacitores?

Os bancos de capacitores podem ser dos seguintes tipos:

  • Fixo – Sem controle, ou seja, instalado diretamente no barramento dos quadros ou diretamente na carga;
  • Semiautomático – é do tipo temporizado, ou seja, entra e sai nos tempos programados no relé temporizado;
  • Automático – Faz  o controle da entrada e saída das células capacitivas conforme a entrada e saída de cargas consumidoras de potência reativa, Ex. motores de indução, reatores, transformadores, etc;

Por que contratar a Senno Engenharia?

Porque somos  uma empresa especializada neste tipo projeto. Em razão de termos  um quadro técnico qualificado, treinado e habilitado que trabalham em harmonia com as melhores técnicas para o atendimento das necessidades dos clientes e das normas vigentes.

Além disso, temos a nossa disposição todos equipamentos e instrumentos necessários para a realização dos principais ensaios elétricos exigidos pelas normas.

Sendo assim, com todos esses atributos ao nosso favor faz com que a SENNO ENGENHARIA se destaque cada vez mais entre as empresas de engenharia que atuam nesse nicho de mercado.

Contate-nos para um orçamento.

 

Enviar Mensagem
Estamos on-line
Olá,
Podemos te ajudar?